A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) alterou o cronograma de quatro editais da Lei Paulo Gustavo em Mato Grosso, passando o prazo de finalização da análise documental para 14 de março. Ao todo são 13 seleções públicas em andamento, com investimentos de R$ 35,1 milhões para viabilizar mais de 300 projetos culturais no Estado.
Os editais com cronogramas alterados foram: Viver Cultura Expressões Artísticas, Viver Cultura Identidades, Documentário Temático e Diretor Estreante. As outras seleções seguem com os prazos mantidos, estando em fase de recurso da fase de habilitação (análise documental).
As seleções públicas da Lei Paulo Gustavo em Mato Grosso abrangem os setores do audiovisual, literatura, patrimônio histórico e museus, economia criativa, expressões artísticas, identidade.
Na área do audiovisual serão desenvolvimentos projetos de produção de obras de curta e de longa metragem, documentários, roteiro, salas de cinema, formação, acervo e pesquisa. A economia criativa será contemplada com eventos em formato de feiras, que possuem como principal característica a exposição de produtos e mercadorias.
Para literatura serão selecionadas obras literárias de autores mato-grossenses para reimpressão ou reedição. No patrimônio histórico, os bens tombados ganharão projetos executivos de arquitetura. Já os museus terão melhorias na gestão e prestação de serviços, com desenvolvimento de exposições, formação de profissionais, melhorias no acervo e expografia.
Projetos de expressões artísticas (música, artes visuais, teatro, dança, circo, artesanato) e identidades (ações protagonizadas por comunidades e populações vulnerabilizadas) também serão viabilizados pelos editais da Lei Paulo Gustavo.
No site da Secel (aba Editais) estão disponíveis todos documentos e informações sobre as seleções públicas abertas. Também há contatos da equipe técnica para tirar dúvidas e orientar artistas, gestores e produtores culturais que inscreveram projetos.
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, por meio da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf) e apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), deu início à organização da 2ª Edição do Bazar Vem SER Mais Solidário.
“A maioria das pessoas tem uma peça de roupa no armário ou um calçado que não usa mais, então esta é a chance de usar esses objetos para fazer o bem. E nós aceitamos tanto peças femininas, quanto masculinas e infantis. As doações já começaram a chegar. Está aí um bom motivo para que as pessoas participem dessa linda corrente do bem”, disse Virginia Mendes, explicando que o bazar ainda não tem uma data definida, pois ainda está em fase de arrecadação e curadoria das peças.
De acordo com a primeira-dama, a proposta para esta edição é de conscientizar as pessoas de que as doações podem fazer a diferença para alguém ou até mesmo fomentar projetos sociais.
“Vamos dar uma nova história às nossas roupas. Doar para o bazar é uma boa maneira de demonstrar empatia com as causas sociais e o interesse em ajudar o próximo, e dessa maneira fazer a diferença na vida de pessoas que precisam, além de apoiar projetos sociais”, pontuou Virginia.
A primeira-dama reforçou que toda a renda arrecadada durante o evento será destinada para ações sociais e que as doações já estão sendo recebidas pela Unaf e Setasc. Mais informações podem ser obtidas pelos números: (65) 98402-8404, (65) 99613-6443, (65) 99226-0798 e (65) 3613-4680.
1ª Edição
Em outubro de 2020, a primeira edição do bazar contou com o apoio de 500 doadores e conseguiu arrecadar mais de 8 mil peças novas e seminovas. A abertura do evento contou com a presença do governador Mauro Mendes, ao lado da primeira-dama Virginia Mendes, no jardim do Palácio Paiaguás, com a participação de 80 modelos mato-grossenses, entre adultos e crianças, que desfilaram peças comercializadas no bazar.
Foram oferecidos looks e marcas de diferentes estilistas, como Martha Medeiros, Roberto Cavalli, Gucci, Versace, Prada, Lolita, Patrícia Bonaldi, Fabiana Milazzo, Ricardo Almeida, Glória Coelho, Calvin Klein, entre outras marcas nacionais e internacionais.
A arrecadação foi de aproximadamente R$ 220 mil e as entidades beneficiadas foram: Associação Mato-grossense de Deficientes (Amde), R$ 5 mil; Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável Mato Grosso Sustentável (Asmat), R$ 5,5 mil; Associação de Espinha Bífida de Mato Grosso, R$ 5 mil; Centro de Ecoterapia do Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar, R$ 5 mil; Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), R$ 41,1 mil; Fundação Abrigo Bom Jesus, R$ 5 mil; Haras Twin Brothers, R$ 5 mil; Instituto dos Cegos de Mato Grosso, R$ 5 mil; Obras Sociais Irmã Cristhyanne Antunes, R$ 16,6 mil; Obras Sociais Mãe Zeferina, R$ 5 mil; Hospital Estadual Santa Casa, R$ 5 mil; Casa da Criança Cuiabana III, R$ 5 mil.
Já no ano de 2015, enquanto era primeira-dama de Cuiabá, Virginia promoveu o Bazar Boa Ação, em que no primeiro dia, 80% das peças colocadas à venda foram arrematadas. Os recursos foram destinados à reforma da ala Pediátrica do antigo Pronto Socorro.
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