A crise entre o Legislativo e o Executivo de Várzea Grande atingiu um novo patamar. O presidente da Câmara, Wanderley Cerqueira (MDB), subiu o tom e mandou um recado direto à prefeita Flávia Moretti (PL): o Parlamento não se subordina ao Palácio Alencastro.
Durante a sessão plenária desta terça-feira (11), Cerqueira reagiu com indignação a um suposto episódio de desrespeito protagonizado pelo procurador legislativo da Prefeitura, Samuel Richard Decker Neto, contra o vereador Raul Curvo (Republicanos), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Em um discurso inflamado, o presidente impôs limites à gestão municipal:
“Prefeita Flávia Moretti, aqui tem comando, tá? Aqui tem comando. O senhor [procurador] diga a ela que nesta Casa as coisas têm que vir corretas.”
Wanderley também atacou a falta de preparo técnico da equipe jurídica da prefeita e ironizou a atuação do procurador:
“O senhor não tem capacidade técnica pra fazer o que está fazendo. Venha aprender com nossos procuradores. O que houve aqui foi uma afronta ao Parlamento.”
Visivelmente irritado, o presidente classificou a atitude do procurador como “falta de respeito” e cobrou humildade:
“Quando o senhor partiu pra cima do vereador doutor Raul, faltou com respeito a esta Casa. Peço um pouco mais de humildade.”
O episódio expôs o desgaste crescente entre os dois Poderes, que já vinha se arrastando desde a disputa pela Mesa Diretora e o embate em torno dos projetos de cargos e salários dos servidores.
Em nota, a Procuradoria-Geral do Município negou qualquer ato de desrespeito e afirmou que a atuação da equipe é pautada no respeito, diálogo e legalidade.
“A Procuradoria-Geral do Município reafirma seu compromisso com o respeito institucional, o diálogo democrático e a ética pública em todas as suas ações”, diz o comunicado.
Entre no grupo do Folha360 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).