Política MT

Assembleia instala CST para discutir relações entre Mato Grosso e China

Publicado em

Foi instalada, na Assembleia Legislativa, Câmara Setorial Temática (CST) com finalidade de promover levantamentos técnicos, estudos, pesquisas, análises e propostas sobre a relação Mato Grosso-China. Participaram da reunião, realizada na tarde desta segunda (29), membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de representantes de universidades, Casa Civil do estado, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT) e do Ministério da Agricultura.

As pessoas presentes indicaram diversas ações passadas e em andamento nas relações entre Brasil e China e também entre Mato Grosso e o país asiático. A avaliação feita é que o momento está propício para aprofundamento do diálogo entre o Estado e a potência mundial. “Nós vimos no atual mandato um clima fértil para instalação de dispositivo para discutir essas relações. Então, conseguimos rapidamente apresentar e aprovar a CST que foi instalada hoje com a presença de pessoas que estão com muita vontade de contribuir nesse trabalho”, afirmou o deputado Valdir Barranco (PT), requerente da câmara.

“Mato Grosso representa 72% de todas as exportações do agronegócio brasileiro para a China. Nós temos 27 unidades da federação e Mato Grosso representa sozinho essa porcentagem. Portanto, é merecida a instalação dessa câmara temática para que possamos discutir e estreitar essas relações”, completou o parlamentar. Ele ainda destacou que professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) participaram da instalação e se colocaram à disposição da CST. 

Leia Também:  277 mulheres são eleitas vereadoras em Mato Grosso

O presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China (CNRBC) da OAB, Thomas Law, acredita que a CST vai aprimorar o relacionamento entre Mato Grosso e China. “As relações comerciais já são grandes, mas podemos aprofundar isso nesse momento com as universidades, pesquisas, órgãos oficiais do poder público, como a Assembleia. É um momento importante para unir também com a iniciativa privada e a sociedade civil organizada”, acredita Law. 

“A OAB tem falado da questão da regulação. A Carta Brasil/China de cooperação jurídica vem pra tentar facilitar o comércio entre os países e trazer segurança jurídica”, ilustrou o advogado, que também é presidente do Instituto Sociocultural Brasil-China. O documento está disponível na página da OAB. Acesse aqui.

O relator da Câmara Setorial Temática é o advogado e membro da Coordenação Estaduais das Relações Brasil-China Elvil Klauk Júnior. Ele adiantou os próximos passos do grupo de trabalho. “No próximo encontro vamos desenvolver um calendário de reuniões, definir as pautas e as metas. Também vamos criar alguns grupos de estudos específicos para temas como segurança jurídica, questão ambiental, energia, infraestrutura”, explicou.

Leia Também:  Encontro capacita municípios para execução da Lei Paulo Gustavo em Mato Grosso

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Paula Calil rebate acusações de “puxadinho” e reafirma autonomia da Câmara

Published

on

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), rebateu nesta segunda-feira (9) as declarações de parlamentares que classificaram a Casa de Leis como um suposto “puxadinho” da prefeitura.

Paula destacou que o Parlamento cuiabano atua de forma independente, com base no Regimento Interno, e que todas as matérias tramitam de acordo com as normas legais, sem favorecimentos ao Executivo.

“Falam nas sessões que aqui é um ‘puxadinho’ e que a atual gestão é subserviente. Sabemos que essa realidade não existe. Para um projeto entrar em plenário, seja de um vereador ou do Executivo, é necessário passar pelas comissões, obter os devidos pareceres e reunir as assinaturas previstas no regimento. Tudo é votado com o aval dos 27 vereadores desta legislatura. Esse cenário de submissão não é real e, sinceramente, me entristece, porque induz a população ao erro”, afirmou.

A presidente reforçou que as decisões na Casa são tomadas coletivamente, e não de forma monocrática, mantendo o compromisso de preservar a harmonia entre os poderes.

Leia Também:  Comissão de Conflito Fundiário de Mato Grosso inicia os trabalhos

“O povo cuiabano está cansado e não merece mais tantas brigas. Essa disputa sobre quem manda não agrega em nada. Precisamos e vamos trabalhar juntos, Câmara e Prefeitura de Cuiabá, sempre com foco no que realmente importa: políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas. É por isso que estamos aqui”, completou.

Desde que assumiu a presidência, há pouco mais de oito meses, Paula tem se pautado por uma gestão transparente e com alta produtividade. Nesse período, a Câmara registrou avanços significativos, com destaque para o fortalecimento da atuação legislativa, presença ativa nos bairros, bem como a participação popular, além de índices relativos á economicidade, ações estas que aproximam o Parlamento da sociedade cuiabana.

Entre no grupo do Folha360 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

 

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA