AGRONEGÓCIO

Cireia promove Tribuna Livre com professor para defender ensino de arte nas escola

Publicado em

21/11/2023
Cireia promove Tribuna Livre com professor para defender ensino de arte nas escola

O vereador Robinson Cireia promoveu, na sessão ordinária desta terça-feira (21,) uma Tribuna Livre com o professor de artes Roberto Viana, que leciona na Escola Municipal Otacílio Sebastião da Cruz, no bairro CPA III Setor IV, para tratar dos impactos do redimensionamento nas disciplinas de artes do município, que vem causando a supressão da disciplina e sua substituição por aulas de inglês.

Cerca de 180 professores de artes em Cuiabá, tanto de música, teatro, artes visuais e dança, estão sendo impactados pelo redimensionamento, que poderá deixar milhares de alunos em Cuiabá sem ter a disciplina com professores de formação específica.

Segundo relatado pelo professor Roberto, “algumas escolas já foram oficializadas pela Secretaria Municipal de Educação de que as aulas de artes serão substituídas pelas disciplinas de inglês”, afirmou Viana durante a tribuna, confirmando que a principal causa é o redimensionamento.

Leia Também:  Lei que instituiu Dia da Mulher Negra completa dois anos

De acordo com Viana, existe uma prerrogativa na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) de que até o 5º ano do ensino fundamental, as aulas de artes não necessitam serem lecionadas por professores com formação específica em Artes, podendo ser ministradas por professor de referência, principalmente formados em pedagogia.

Para o vereador Robinson Cireia esta decisão é política e cabe ao gestor a definição. Diante disso, ele busca sensibilizar o município para que as aulas de artes prossigam sendo ministradas por professores com formação específica.

“É fundamental a valorização do ensino e da prática de artes nas escolas, pois além de contribuir com a própria formação cidadã, ainda desperta no aluno a criatividade, a socialização e o senso de humanidade, formando indivíduos mais emocionalmente e psicologicamente preparados e equilibrados”, declarou Cireia.

O vereador afirmou que está apresentando um requerimento de informações destinado à secretária municipal de educação, Edilene Machado, e que também irá monitorar as atribuições das disciplinas para o próximo ano.

Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Curso ensina servidores da Câmara a identificarem sinais de violência doméstica

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Governo se reunirá com empresários para discutir tarifaço de Trump

Published

on

O governo federal vai trabalhar para reverter a imposição de tarifas comerciais sobre as exportações do Brasil aos Estados Unidos, anunciada na quarta-feira (9) pelo presidente Donald Trump, afirmou o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, em São Paulo, neste domingo (13).

“Nós vamos trabalhar para reverter isso, porque não tem sentido essa tarifa. Ela, inclusive, prejudica também o consumidor norte-americano. Nós entendemos que ela é inadequada, ela não se justifica. Vamos recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC)”, disse Alckmin.

Segundo o vice-presidente, o governo se reunirá nos próximos dias com o setor privado, e também está sendo analisada a aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada em abril, que estabelece critérios para a suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual, em resposta a medidas unilaterais adotadas por país ou bloco econômico que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Leia Também:  Agrônomo mineiro recebe a Comenda do Mérito Agronômico, a mais alta distinção da categoria

“Os Estados Unidos têm conosco superávit na balança comercial, tanto de serviços quanto de bens. O Brasil não é problema para os Estados Unidos. Os Estados Unidos têm déficit na sua balança. E o Brasil e os Estados Unidos têm uma integração produtiva. Nós temos 200 anos de amizade com os Estados Unidos. Então, não se justifica e o mundo econômico precisa de estabilidade e de previsibilidade”, afirmou.

Comitê Interministerial
Em reunião realizada na noite de domingo (13), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a criação de comitê interministerial para conversar com o setores mais afetados pelo tarifação , de acordo com informação da Folha de São Paulo.

Lula avisou aos ministros que se reunirá pessoalmente com empresários para tratar do tema e a partir desses diálogos irá traçar estratégias com setores para atuação e negociação com o governo norte-americano. Ainda de acordo com a Folha, o comitê contará com a participação dos ministérios da Fazenda, Relações Internacionais e Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Entre no grupo do Folha360 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Leia Também:  Dentistas participam de sessão solene em comemoração ao dia do dentista

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA