AGRONEGÓCIO

Escola do Legislativo inicia cursos de capacitação para servidores da Câmara

Publicado em

03/07/2023

A Câmara Municipal de Cuiabá começou na tarde desta segunda-feira (03), o calendário de cursos que fazem parte do Plano de Capacitação da Escola do Legislativo para 2023. A iniciativa tem como objetivo auxiliar os servidores da Casa, esclarecer dúvidas técnicas e dinamizar o trabalho.

A abertura do projeto teve como pauta inicial a aula de Processo Legislativo, que aconteceu no auditório Ana Maria do Couto (Plenarinho). O presidente da Casa, Chico 2000 (PL), esteve presente e pode conversar com os servidores e falar sobre a importância da ação.

“O servidor precisa estar atualizado com as legislações vigentes. Sabemos que muitos tem inúmeras dificuldades na elaboração de alguns projetos de lei, em alguns procedimentos legislativos e em razão disso estabelecemos que o primeiro curso seria de Processo Legislativo”, destaca Chico.

Chico ressalta ainda a certeza de que o curso vem para deixar os servidores da Câmara cada vez mais preparados para o exercício de suas funções.

Leia Também:  Projeto "Cuiabaninhos" recebe crianças e jovens para conhecer o Parlamento Municipal

Para Amanda Fares, chefe da Escola do Legislativo, o calendário de cursos, que abre esse momento voltado para capacitação na nova gestão, é de extrema importância.

“Nós temos servidores antigos que já conhecem, mas temos muitos servidores novos que precisam entender o processo do começo até a sua finalização”, afirma.

O curso de Processo Legislativo é ministrado pela Doutora Fabiana Orlandi, advogada e Coordenadora das Comissões Permanentes da Casa. A profissional relata como o curso auxilia em uma área muito específica de atuação, e reafirma sua relevância.

“O Poder Legislativo é especial, então tem necessidade de capacitação especial. Nós lidamos com elaboração das leis, portanto, é de fundamental importância que todos aqueles que assessoram os vereadores tenham total domínio nessa área”, ressalta.

Fabiana analisa ainda que o curso aparece como um meio facilitador, para que as habilidades dos servidores sejam cada vez mais aprimoradas.

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Representantes do setor cultural e de prefeituras de MT participam de capacitação em Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Governo se reunirá com empresários para discutir tarifaço de Trump

Published

on

O governo federal vai trabalhar para reverter a imposição de tarifas comerciais sobre as exportações do Brasil aos Estados Unidos, anunciada na quarta-feira (9) pelo presidente Donald Trump, afirmou o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, em São Paulo, neste domingo (13).

“Nós vamos trabalhar para reverter isso, porque não tem sentido essa tarifa. Ela, inclusive, prejudica também o consumidor norte-americano. Nós entendemos que ela é inadequada, ela não se justifica. Vamos recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC)”, disse Alckmin.

Segundo o vice-presidente, o governo se reunirá nos próximos dias com o setor privado, e também está sendo analisada a aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada em abril, que estabelece critérios para a suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual, em resposta a medidas unilaterais adotadas por país ou bloco econômico que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Leia Também:  Colheita mato-grossense atingiu 6,46%, segundo o Imea

“Os Estados Unidos têm conosco superávit na balança comercial, tanto de serviços quanto de bens. O Brasil não é problema para os Estados Unidos. Os Estados Unidos têm déficit na sua balança. E o Brasil e os Estados Unidos têm uma integração produtiva. Nós temos 200 anos de amizade com os Estados Unidos. Então, não se justifica e o mundo econômico precisa de estabilidade e de previsibilidade”, afirmou.

Comitê Interministerial
Em reunião realizada na noite de domingo (13), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a criação de comitê interministerial para conversar com o setores mais afetados pelo tarifação , de acordo com informação da Folha de São Paulo.

Lula avisou aos ministros que se reunirá pessoalmente com empresários para tratar do tema e a partir desses diálogos irá traçar estratégias com setores para atuação e negociação com o governo norte-americano. Ainda de acordo com a Folha, o comitê contará com a participação dos ministérios da Fazenda, Relações Internacionais e Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Entre no grupo do Folha360 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Leia Também:  Projeto "Cuiabaninhos" recebe crianças e jovens para conhecer o Parlamento Municipal

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA