CIDADES
Caminhada do SOS AVC chama atenção para a manutenção de hábitos saudáveis para prevenção da doença
Em 29 de outubro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), que é a segunda maior causa de óbito em todo o mundo e a primeira causa de incapacidade. Para chamar a atenção da população para essa doença e incentivar a manutenção de hábitos saudáveis para preveni-la, a equipe da Rede SOS AVC, da Prefeitura de Cuiabá, realizou na manhã deste sábado (30) a Segunda Caminhada Rede SOS AVC no Parque das Águas. Além da caminhada, o evento contou com aulas de ginástica funcional e zumba e também teve aplicação de auriculoterapia e vacinação contra o coronavírus.
A coordenadora da Rede SOS AVC, Andrea Bianchi Linhares, explicou como funciona o trabalho da Rede. “O Programa Rede SOS AVC foi criado em 2019 no Hospital São Benedito para dar celeridade no atendimento na fase aguda da doença no paciente. É um serviço referenciado, onde os pacientes são encaminhados via SAMU, UPAs e Policlínicas no momento que se constata a possibilidade de ser AVC”, revelou.
Ela explicou que, quando o paciente chega ao Pronto Atendimento, a equipe deve verificar se ele apresenta ao menos um desses sintomas: hemiparesia (fraqueza em um lado do corpo), alteração de linguagem (não consegue falar uma frase), paralisia facial central (paralisia do andar inferior da face), vertigem associada à visão dupla, ou à dificuldade de engolir, ou à fala arrastada, além investigar se ele tem um dos seguintes fatores de risco: Hipertensão, Diabetes, Doença Cardíaca, Fibrilação Atrial. Ao ser identificada a probabilidade se ser AVC, o paciente é encaminhado para o atendimento do SOS AVC, realizado atualmente no Hospital Municipal de Cuiabá – HMC.
O neurologista que atende no SOS AVC, Wladimir Malheiros, falou sobre a importância do evento alusivo Dia Mundial de Combate ao AVC. “Hoje temos a oportunidade de falar um pouco sobre este assunto e conscientizar a população de que há um tratamento. Se a pessoa for rapidamente levada a um diagnóstico e ao início do tratamento, a possibilidade de reduzir a sequela ou de evitar uma morte é muito grande. Qualquer um de nós temos parentes, amigos ou conhecidos que foi vitimado por um AVC. De cada 4 pessoas, 1 vai sofrer AVC ao longo da vida. Pessoas diabéticas, ou com outras comorbidades como hipertensão ou obesidade, correm um risco ainda maior. O objetivo de hoje é conscientizar todos nós que estamos aqui e cada um de nós levar ao conhecimento dos nossos parentes e amigos a importância do tratamento precoce. Essa busca pelo tratamento inclui a imediata abordagem desse paciente no centro especializado. Hoje, graças aos grandes esforços de muitos, Cuiabá tem um centro especializado para receber esse paciente e conduzi-lo de forma eficiente”, comentou o médico. Ele disse ainda que apenas algumas capitais do Brasil têm esse serviço especializado e que Cuiabá foi uma das primeiras a implantar. “Nos sentimos muito orgulhosos por esse projeto, que só vem agregando cada vez mais à saúde da população”, concluiu.
A secretária municipal de Saúde interina, Suelen Alliend aprovou a iniciativa do evento, que chama a atenção para um programa inédito dentro do Estado. “O SOS AVC começou em 2019 e já atendeu mais de 1300 pessoas, tanto de Cuiabá quanto oriundas de outras cidades. É um projeto muito bonito que vem salvando muitas vidas e reduzindo em até 92% o risco de óbito e risco de sequelas de pacientes. Atualmente ele está sendo realizado no HMC, mas em breve retornará para o Hospital São Benedito”, revelou.
Luelma Silva participou da caminhada e disse que o evento desperta para os cuidados que todos precisam ter com a saúde. Ela também aproveitou para tirar algumas dúvidas sobre o assunto. A fisioterapeuta Simone Vieira elogiou a iniciativa e aproveitou para tomar a segunda dose da vacina contra o coronavírus. “Gostei do evento, principalmente por trazer um polo de vacinação para uma área aberta. Foi tudo ótimo e bem-organizado”, concluiu.
CIDADES
Procon Estadual orienta consumidores sobre cuidados para uma folia segura
Published
2 horas agoon
13 de fevereiro de 2026By
Folha 360
Para garantir uma folia segura, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), lembra alguns cuidados que devem ser observados pelos consumidores para evitar cair em golpes e armadilhas que são comuns no período carnavalesco.
“O primeiro alerta do Procon-MT é redobrar a atenção ao realizar pagamentos. Os foliões devem guardar seus cartões e celulares em local seguro e sempre conferir as informações – como valor e beneficiário do pagamento – ao utilizar cartões de crédito/débito ou fazer transações com PIX”, salienta a secretária adjunta do Procon-MT, Ana Rachel Pinheiro Gomes.
O Procon recomenda que os consumidores evitem entregar seu cartão para que o fornecedor insira na maquininha. Se isso acontecer, ao receber o cartão de volta, sempre confira se é o seu. Caso o visor da maquininha esteja quebrado ou com avarias e não seja possível conferir o valor, suspenda a compra.
Outra dica de segurança é não perder o celular de vista, pois nele são armazenadas informações pessoais e bancárias, que poderão ser acessadas por golpistas em caso de furto ou extravio do aparelho.
Para aumentar a proteção, também é possível reduzir temporariamente os limites do cartão e ativar medidas de segurança que dificultam o acesso do seu celular, como o bloqueio de tela inicial e a biometria facial ou digital.
“Antes de cair na folia, cadastre seu aparelho no aplicativo Celular Seguro BR que permite bloquear a linha telefônica caso seu celular seja roubado, furtado ou extraviado. Em caso de roubo de cartões ou do celular, comunique imediatamente o banco, solicite o bloqueio e registre um boletim de ocorrência”, aconselha Ana Rachel.
Ingressos para camarotes, bailes e abadás: Adquira esses produtos apenas em locais oficiais de venda e observe se o bilhete contém as informações sobre o evento (local, horário e data) e se conferem com os que você solicitou. Não esqueça de verificar as regras de uso e os serviços inclusos (bebidas, comidas e seguros, entre outros).
Fantasias e produtos típicos: Fantasias, espumas, spray, lantejoulas, paetês, serpentinas, confetes, buzinas, tintas, máscaras e outros produtos típicos devem ser adquiridos em lojas especializadas. Confira na embalagem informações como idade indicada, origem, quantidade, composição e prazo de validade. Em produtos importados, as informações devem estar em língua portuguesa.
Produtos infantis: Devem ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Observe na embalagem a faixa etária indicada, composição, instruções de uso e cuidados. Evite comprar produtos falsificados que podem colocar em risco a segurança das crianças.
Alimentos e bebidas: Antes de consumir os produtos, observe as condições de higiene, de armazenamento e confira a data de validade e condições da embalagem. Não consuma os alimentos se a embalagem estiver violada ou rasgada, pois o produto pode estar contaminado.
Bares e restaurantes: Os estabelecimentos não podem cobrar multa por perda de comanda. A cobrança de couvert artístico é permitida se houver música ao vivo ou outra manifestação artística no local e for informado previamente ao consumidor. Já o pagamento da taxa de serviço (10%) ou gorjeta é opcional.
Fumo e álcool: Em Mato Grosso, é proibido o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e assemelhados em locais de uso coletivo, públicos ou privados, em ambientes de uso coletivo total ou parcialmente fechados.
Menores de 18 anos: É proibido o fornecimento, exposição, oferta, venda ou permissão de consumo de bebida alcoólica.
Dúvidas e reclamações
Em caso de problemas, o consumidor pode procurar a unidade de Procon mais próxima de sua residência. Também é possível utilizar o PROCON DIGITAL que está disponível pelo aplicativo MT Cidadão. Outra opção é registrar uma reclamação pela plataforma Consumidor.gov.br, que está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Entre no grupo do Folha360 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
Procon Estadual orienta consumidores sobre cuidados para uma folia segura
Feminicídio não pode ter espaço para impunidade
Estamos nos desumanizando?
Liminar manda bloquear R$ 30 milhões de empresa por esquema de pirâmide
CPMI do INSS: Viana pede a Mendonça quebra de sigilos de Vorcaro
GRANDE CUIABÁ
SES distribui 96 mil doses de vacina contra a gripe aos municípios
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu 96 mil doses do imunizante contra a gripe (influenza) do Ministério da...
Desenhos de estudantes da rede estadual são expostos na Viradinha Sustentável
Desenhos de estudantes de 102 escolas da rede estadual de ensino compõem a exposição ‘Varal de Desenhos – Clima em transformação,...
Cuiabá amplia vacinação contra Influenza para toda a população a partir de 6 meses de idade
Em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou, a partir dessa quinta-feira...
MATO GROSSO
Justiça rejeita denúncia de ativista animal contra servidora pública de Cuiabá
O juiz Valter Fabrício Simioni da Silva, da 10ª Vara Criminal de Cuiabá, rejeitou a queixa-crime movida pelo ativista da...
Mulher com deficiência auditiva morre após confusão em UPA na Capital
Uma paciente identificada como Arinalva Maria da Silva Soares, de 45 anos, morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória na Unidade...
Lula exonera Carlos Fávaro e outros dois ministros para garantir emendas ao Orçamento de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou temporariamente Carlos Fávaro (PSD), ministro da Agricultura e Pecuária, e outros...
POLÍCIA
Liminar manda bloquear R$ 30 milhões de empresa por esquema de pirâmide
A 6ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá – Defesa do Consumidor obteve liminar favorável em Ação Civil Pública (ACP)...
Perícias confirmam violência sexual de investigador contra detenta dentro de delegacia
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) confirmou a ocorrência de conjunção carnal entre o investigador da Polícia Civil Manoel...
Polícia Militar deflagra Operação Carnaval 2026 e reforça patrulhamento em todo o Estado
A Polícia Militar de Mato Grosso deflagrou nesta sexta-feira (13.2), a Operação Carnaval 2026, em todo o Estado. O reforço...
ENTRETENIMENTO
Zé Felipe e Ana Castela se separam após dois meses de namoro
Zé Felipe, de 27 anos de idade, anunciou o fim do namoro com a sertaneja Ana Castela, de 22 anos, na...
Mulher que diz ter se relacionado com Neymar mostra ultrassom de grávida
Any Awuada tem movimentado as redes sociais desde que seu nome foi associado com o de Neymar. A influencer, que afirmou ter...
Alexandre Suita estreia como repórter da Rede TV
Influenciador entrevistou Deia Cypri e Edson da dupla Edson & Hudson Alexandre Suita, ex- participante da primeira edição de ‘A...
ESPORTES
Diogo Jota, atacante do Liverpool, morre em trágico acidente na Espanha
Diogo Jota, atacante do Liverpool e da seleção portuguesa, e seu irmão André Silva, jogador do Penafiel, de Portugal, morreram...
Justiça suspende eleição da Federação Mato-grossense de Futebol minutos antes da votação
A eleição que definiria a nova diretoria da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) para os próximos quatro anos foi suspensa...
Invicto no Accioly, Cuiabá encara Atlético-GO de olho na liderança da Série B
O Cuiabá entra em campo nesta terça-feira (22), às 18h30 (horário de Mato Grosso), contra o Atlético-GO, pela quarta rodada...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍCIA3 dias agoPC mira núcleo financeiro de facção criminosa e bloqueia R$ 43 milhões
-
Pinga Fogo4 dias agoSupersalários no MPMS ultrapassam teto do STF e chegam a R$ 2,6 milhões por ano
-
Política MT4 dias agoJuiz dá 15 dias para ex-governador explicar à PGE denúncia sobre o acordo de R$ 308 mi com a Oi
-
POLÍCIA3 dias ago
PC mira núcleo financeiro de facção criminosa e bloqueia R$ 43 milhões


