transplante

SES realiza a quinta captação de órgãos de 2025 e salva seis pacientes na fila de espera

Publicado em

A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou, na noite deste domingo (4.5), uma cirurgia de captação de múltiplos órgãos e tecidos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Foram captados um coração, um fígado, dois rins e duas córneas, que vão beneficiar seis pacientes que esperam na fila por um transplante. O procedimento começou às 20h16 e terminou às 22h40.

As equipes captadoras vieram do Paraná e de Brasília em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) e tiveram suporte logístico da Casa Militar do Paraná e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer-MT), além de participação de integrantes da CET.

Esse foi a quinta captação de múltiplos órgãos de 2025 em Mato Grosso, sendo que a quarta havia sido realizada na última quinta-feira (1.5). Ao longo de 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso, sendo 22 rins, 10 fígados e 4 corações.

“Mato Grosso tem contribuído para salvar vidas em todo o país graças à solidariedade de famílias que estão enlutadas e ao esforço das equipes da Central Estadual de Transplantes. Parabenizo as equipes pelas captações já realizadas neste ano e pelo trabalho ágil que salva vidas”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros realiza captura de duas cobras em área urbana de Primavera do Leste

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, destacou que o órgão investe em capacitações voltadas para os profissionais dos hospitais que podem notificar doações.

“No ano de 2024, foram realizadas junto aos hospitais notificadores de Mato Grosso dez turmas e, neste ano de 2025, já estamos realizando esta semana a segunda capacitação de 2025”, afirmou.

A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, explicou que a gestão estadual tem trabalhado para conscientizar os profissionais e as famílias dos possíveis doadores de órgãos, além de ter feito a reativação do transplante de rim em Mato Grosso.

“O Estado de Mato Grosso dedicou muitos esforços para a reativação do transplante renal no Estado. Graças ao empenho das equipes, já contamos novamente com esse serviço”, concluiu Fabiana.

Entre no grupo do Folha360 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Pinga Fogo

Corpo de Bombeiros resgata corpo encontrado em poço de 12 metros de profundidade

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na quarta-feira (5.11), o resgate de um cadáver encontrado dentro de um poço em uma residência no bairro João Godofredo, em Poconé (a 105 km de Cuiabá).

A equipe do 1º Pelotão Independente Bombeiro Militar (1º PIBM) foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) por volta das 6h30, após solicitação da proprietária da residência. Segundo informações, ela teria avistado um corpo boiando no poço, que possui cerca de 12 metros de profundidade.

No local, os militares constataram que o poço estava fechado. Ao acessá-lo, confirmaram que se tratava do corpo de uma mulher. Devido à profundidade, a equipe utilizou água da viatura para fazer o corpo boiar até um nível seguro, facilitando o acesso dos militares com escadas e cabos.

A equipe desceu até a proximidade do corpo e realizou o resgate de forma segura, utilizando cabos e amarrações. Após a operação, o corpo foi entregue à Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado (Politec) para as providências cabíveis. As Polícias Militar e Civil também estiveram no local, e as causas do óbito ainda deverão ser apuradas.

Leia Também:  Fumaça do último dia do mês do "cachorro louco" tira cuiabanos do sério

Entre no grupo do Folha360 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA