POLÍCIA

PF deflagra operação e cumpre 23 mandados contra traficantes

Publicado em

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça (29), a Operação “Teseu” para desarticular organização criminosa responsável pelo transporte de drogas e munições da região de fronteira seca do Brasil com a Bolívia para a região Nordeste do País. 

Foram indiciadas ao longo da investigação 49 pessoas, sendo cumpridos na data de hoje pela Polícia Federal 23 mandados judiciais expedidos pela Justiça Federal de Barra do Garças/MT, sendo 04 são de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão, além de 49 ordens de sequestro de imóveis e veículos e bloqueio judicial de ativos financeiros em desfavor dos investigados.

Participam da operação, aproximadamente 110 policiais federais, dando cumprimento aos mandados nos estados de Mato Grosso, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Paraíba e Goiás.

As investigações que resultaram na operação, tiveram início em agosto de 2020, quando a Polícia Federal em Barra do Garças/MT prendeu em flagrante delito um dos integrantes da organização criminosa que era responsável pelo transporte dos ilícitos em cargas de ração animal.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre 14 mandados de busca com foco na repressão ao tráfico de drogas em Jaciara

Após a prisão foi possível identificar um forte esquema de transporte de drogas e munições, composta por vários membros, dentre eles familiares de presos e internos de estabelecimentos prisionais. A droga adquirida na Bolívia, era transportada em caminhões, do Estado do Mato Grosso para a região nordeste do país.

A PF identificou que somente dois operadores do esquema, movimentaram em menos de dois anos, milhões de reais, valendo-se de uma empresa de fachada para camuflar a origem ilícita do dinheiro.

A investigação observa as diretrizes da Polícia Federal no enfrentamento ao tráfico de drogas, que consistem na descapitalização das organizações criminosas, prisão de lideranças e cooperação internacional.

*Teseu, é um personagem da mitologia grega, que em uma longa viagem em seu navio realizou substituições contínuas de peças, dificultando a resposta se seria o mesmo navio que saiu da origem. Seguidas reposições de peças fazem analogia ao processo de lavagem de dinheiro, que se vale de uma sequência de operações financeiras para dissimular a origem ilícita de recursos.

Leia Também:  Operação Fronteira da Madeira apreende caminhões e 360 m³ de madeira irregular no interior de MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Empresário e ex-detento estão desaparecidos há mais de 3 dias em VG

Published

on

Reprodução

Dois homens estão desaparecidos desde a última quinta-feira (25), na cidade de Várzea Grande. As vítimas são um ex presidiário e um empresário do ramo de segurança.

Segundo informações Ronalth de Sousa Oliveira de 23 estava na casa de sua mãe no bairro Paiaguás, quando um homem uniformizado chegou e conversou por um tempo com ele, após conversarem os dois saíram de carro, e Ronalth está desaparecido. O jovem de 23 anos estava preso por tráfico de drogas e havia saído da cadeia há poucos dias, quando desapareceu.

Valderson Wilson que morava com sua mãe no bairro Santa Isabel saiu de casa em um carro adesivado  da sua empresa após receber uma ligação, e, desde então não foi mais visto. No sábado (27) seu carro foi encontrado batido e com marcas de tiro no para-brisa no bairro João Baracat, também Várzea Grande.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Entre no grupo do Folha360 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

Leia Também:  Aula inaugural com coordenador da CORE abre 3º Curso de Operações Policiais

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA