balanço positivo

Aeroporto Marechal Rondon recebe mais de 1,2 milhão de passageiros no 1º semestre

Publicado em

Sob a gestão da Centro-Oeste Airports (COA), o Aeroporto Internacional de Cuiabá está desempenhando, cada vez mais, seu papel com excelência quando o assunto é transporte aéreo. Com instalações recém-inauguradas após investimentos da ordem de R$ 280 milhões, o empreendimento recebeu 1.277.918 passageiros, entre embarques, desembarques e conexões nos 10.865 voos comerciais operados durante o 1º semestre de 2025.

Nos últimos seis meses, o Aeroporto Marechal Rondon registrou um acréscimo de 2,5 mil passageiros em comparação com os 1.275.323 viajantes contabilizados no primeiro semestre de 2024. Entre os meses de janeiro e junho de 2025, o Aeroporto Marechal Rondon registrou média diária de 7 mil embarques, desembarques e conexões, resultando em um fluxo médio mensal de 212 mil viajantes no período.

Além do balanço positivo na movimentação de passageiros, o Aeroporto Internacional de Cuiabá foi considerado o sexto melhor aeroporto do país de acordo com as pontuações atribuídas mensalmente pelas Pesquisas de Satisfação dos Passageiros, conduzidas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) durante o primeiro semestre de 2025.

O resultado reflete as boas avaliações recebidas em diversas categorias analisadas. Entre os vinte maiores aeroportos do Brasil, o Marechal Rondon se destacou com posições expressivas nos seguintes itens: 2º lugar no processo de check-in, 3º na inspeção de segurança, 4º no ambiente do aeroporto e 5º no acesso ao terminal.

Leia Também:  Seduc e FGV fazem primeira reunião de alinhamento para implantação do Sistema Estruturado de Ensino em MT

De acordo com Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da COA, os avanços dos últimos meses são reflexos diretos das inúmeras melhorias implementadas pelo processo de modernização, cujas instalações foram inauguradas há um ano. “É uma grande satisfação apresentar resultados tão expressivos para o Aeroporto Marechal Rondon. Como principal terminal aéreo do estado de Mato Grosso, temos o compromisso de oferecer excelência em cada etapa da jornada dos nossos passageiros, desde o acesso ao terminal até o embarque na aeronave. Estamos certos de que o processo de modernização da infraestrutura tem sido decisivo para elevar a competitividade do aeroporto, fortalecer sua atratividade para novas rotas e aprimorar, continuamente, a experiência dos nossos clientes”, avalia Migliorini.

Novos voos
A partir de agosto, o maior aeroporto do estado de Mato Grosso volta a contar com voos diretos para o município de Sorriso (MT), além de ganhar reforço de frequências com destino a Brasília (DF). As novas operações serão realizadas, respectivamente, pelas companhias Azul Linhas Aéreas e Latam Airlines.

Com início da rota previsto para o dia 4 de agosto, a Azul vai utilizar modernas aeronaves Embraer 195-E2, com capacidade para até 136 passageiros, nos voos diários para o Aeroporto de Sorriso. No trajeto de ida, o voo AD4053 decola do Aeroporto Marechal Rondon às 12h45, pousando às 13h55 em Sorriso. No sentido inverso, o voo AD4052 tem decolagem prevista às 14h35, chegando na capital às 15h45 (horário local).

Leia Também:  Homem é assassinado a tiros em frente de distribuidora de bebidas

Contribuindo ainda mais para a diversificação de voos e horários disponíveis aos clientes do Aeroporto Internacional de Cuiabá, a Latam Airlines vai aumentar de 7 para 14 o número de frequências semanais com destino ao Aeroporto Internacional de Brasília, no Distrito Federal, a partir do dia 17 de agosto. Os voos, que serão operados por aeronaves Airbus da família A320, com capacidade entre 144 e 220 assentos, se somam à operação diária já existente da companhia com destino à capital federal.

OPERAÇÕES

Atualmente, o Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon atende voos regulares para os seguintes destinos:

Centro-Oeste:

● Aripuanã – MT (Azul Conecta)
● Barra do Garças – MT (Azul Conecta)
● Sinop – MT (Azul)
● Brasília – DF (Gol e Latam)

Norte:

● Porto Velho – RO (Azul)
● Ji-Paraná – RO (Azul)

Sudeste:

● São Paulo/Congonhas – SP (Gol e Latam)
● São Paulo/Guarulhos – SP (Azul, Gol e Latam)
● Campinas – SP (Azul)
● São José do Rio Preto – SP (Azul)
● Belo Horizonte – MG (Azul)
● Rio de Janeiro – RJ (Gol)

Entre no grupo do Folha360 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Enfermeiros denunciam atrasos, perdas salariais e pedem ações urgentes por valorização em MT

Published

on

Gilberto Leite | ALMT

Profissionais da enfermagem de diversos municípios de Mato Grosso denunciaram uma série de irregularidades e precariedades enfrentadas no exercício da profissão durante reunião da Câmara Setorial Temática (CST) da Enfermagem, realizada nesta quinta-feira (9), na Assembleia Legislativa.

Entre as principais reivindicações estão o pagamento correto do adicional de insalubridade, a regulamentação da jornada de 30 horas semanais, o repasse integral do piso salarial nacional e medidas contra a precarização dos contratos por empresas terceirizadas.

A enfermeira e vereadora de Nova Nazaré, Geslaine Junqueira, criticou a forma como muitos municípios calculam o adicional de insalubridade, aplicando-o sobre o salário mínimo e não sobre o salário-base, como determina a legislação. Ela defendeu a criação de uma aposentadoria especial para a categoria, diante das condições desgastantes do trabalho.

“Enquanto não houver uma lei que obrigue os municípios a corrigirem essa prática, não teremos uma solução efetiva”, alertou.

Já a vereadora e enfermeira Sarah Botelho, de Tangará da Serra, denunciou atrasos de até quatro meses no pagamento de salários a profissionais terceirizados, e cobrou garantias legais contra esse tipo de abuso.

Leia Também:  Laudos contrariam versões sobre morte de empresária no Manso

Em Cuiabá, a enfermeira Ívina Dodô relatou que os complementos do piso salarial estão sendo reduzidos por descontos indevidos, o que prejudica diretamente benefícios como 13º salário e férias. Ela também destacou a desigualdade entre municípios: “Enquanto Cuiabá paga um valor, Várzea Grande paga outro. Precisamos de isonomia, respeito e estabilidade”, afirmou.

O representante do Conselho Regional de Enfermagem, Pedro Vidal, afirmou que o órgão tem buscado parcerias com o Ministério Público, o Tribunal de Contas e outras instituições para pressionar por avanços e melhores condições de trabalho para os mais de 44 mil profissionais da enfermagem em Mato Grosso.

A presidente da CST da Enfermagem, Enfermeira Merielly, avaliou a reunião como produtiva e garantiu que todas as demandas estão sendo formalmente registradas para futuras ações legislativas. Ela destacou que o deputado estadual Max Russi (PSB) já apresentou indicações ao governador Mauro Mendes cobrando respostas do Executivo.

Proposta de plano estadual inclui segurança e apoio psicológico

Entre as propostas debatidas na CST está a criação de um plano estadual de prevenção à violência contra profissionais da saúde, incluindo medidas como:

  • Licença especial remunerada para trabalhadores vítimas de agressão;
  • Programa de apoio psicológico e social para profissionais da enfermagem;
  • Integração entre unidades de saúde e delegacias para agilizar registro de ocorrências;
  • Reforço da segurança física e tecnológica com câmeras, botões de pânico e rondas policiais.
Leia Também:  Operações resultam na prisão de 13 motoristas bêbados na região central de Cuiabá

“Nós reafirmamos o nosso compromisso com a transformação, com o avanço e com políticas públicas que impactem diretamente a vida da categoria”, finalizou Enfermeira Merielly.

Entre no grupo do Folha360 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA