mudança no clima

Frente fria deve provocar tempestades e temperaturas amenas em Mato Grosso

Publicado em

Uma frente fria deve favorecer a chegada de chuvas, ventos fortes e queda de temperatura em Mato Grosso. A Defesa Civil emitiu um alerta de perigo para tempestades nos próximos dias em Mato Grosso. Segundo o órgão o acumulado de chuva pode chegar até 30 mm/h os ventos podem chegar a 60 km/h, com riscos de queda de galhos de árvores e descargas atmosféricas.

De acordo com a meteorologista Ana Paula Paes, consultora da Energisa, a partir do final de semana, a atuação de uma massa de ar frio deve deixar as temperaturas em declínio, especialmente na regional Cáceres e sul de Tangará.

“A influência da frente fria atuar no Mato Grosso já nesta sexta-feira, dia 04. Neste dia, as temperaturas ficarão mais elevadas e com tempo mais abafado. No sábado e domingo as chuvas devem vir de forma mais espaças e as temperaturas devem apresentar ligeiro declínio. Com isso, as mínimas em Cuiabá devem ficar em torno de 22 a 23 graus e as máximas não devem ultrapassam 28 a 29 graus”, explicou.

Leia Também:  Após pedido de Jayme, senador flagrado com dinheiro na cueca pede afastamento

A Energisa está tomando medidas preventivas e orientando os clientes a se prepararem para possíveis impactos no serviço durante o período de instabilidade climática.

“Nós estamos atentos 24 horas por dia com o monitoramento do clima. Havendo o risco de temporal, a gente já entra em sobreaviso, facilitando na mobilização das equipes”, explicou o gerente de operação Anderson Rodrigues.

 

Em caso de rajadas de vento, a recomendação é:
• Não se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão, pelo risco de queda e descargas elétricas;
• Evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
• Evitar locais abertos como campos de futebol;
• Não estacionar automóveis próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
• Desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades;
• Não tomar banho em rios, lagoas ou cachoeiras durante temporais intensos;
• Não utilizar alimentos e água atingidos pela inundação ou pelo alagamento;
• Não jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, em córregos ou ruas.

Leia Também:  Polícia resgata jovem acusada de furto que estava sendo vítima de "salve"

Já em casos de transtornos envolvendo acidentes e riscos de vida, a recomendação é entrar em contato com a própria Defesa Civil ou com o Corpo de Bombeiros.

A orientação da empresa à população é que entre em contado com a Energisa em caso de necessidade de atendimento pelos canais de atendimento oficiais. Além disso, ao ver algum cabo partido, nunca toque nele. Isole a área para evitar acidentes. E em caso de raios e áreas alagadas, evite o tráfego sem o devido treinamento.

Entre no grupo do Folha360 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Pinga Fogo

“Estava me sentindo no fundo do poço”, diz PM condenada por lavar viatura

Published

on

A soldado da PMCE (Polícia Militar do Ceará) Mayara Kelly Melo Mota desabafou sobre a punição administrativa que recebeu por postar vídeos, incluindo um lavando a viatura da corporação, nas redes sociais. A agente afirmou que se sentiu “no fundo do poço” após ter sido sancionada com dois dias de permanência disciplinar no quartel, a chamada prisão militar.

Mayara Kelly expressou gratidão pelo apoio recebido, afirmando que isso a ajudou a sair da tristeza e decepção.

Eu digo até que eu estava no fundo, me sentindo no fundo do poço mesmo. Mas essas mensagens conseguiram me puxar.

Nas mensagens, a policial também afirma que passa agora por um novo momento em que estará focada em estudar para um concurso público.

Embora a PMCE tenha mantido a sanção disciplinar após recurso da defesa, a Justiça do Ceará suspendeu a prisão imposta, atendendo a um pedido de urgência. O magistrado reconheceu que a punição poderia causar dano de difícil reparação à policial.

Os vídeos, gravados dentro do quartel, eram vistos pela defesa como de caráter informativo e motivacional, visando enaltecer o trabalho das mulheres policiais.

Leia Também:  Polícia resgata jovem acusada de furto que estava sendo vítima de "salve"

Mayara Kelly, que também é mãe e influenciadora digital com quase 50 mil seguidores, foi punida após publicar um vídeo ensinando a fazer um torniquete, técnica utilizada para conter sangramentos, e outros onde lavava uma viatura da corporação.

Entre no grupo do Folha360 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA