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Janaina anuncia articulação para incluir recursos ao Hospital de Câncer no orçamento de 2026

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Na abertura oficial da campanha Outubro Rosa, realizada na noite desta segunda-feira (6) no Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), a deputada estadual Janaina Riva (MDB) anunciou que irá articular, junto com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, a inclusão de recursos no orçamento do estado de 2026 para garantir a compra de equipamentos e ampliar a estrutura da unidade. Ao mesmo tempo, fez críticas às prioridades do governo estadual, denunciando a falta de condições adequadas para o atendimento oncológico em Mato Grosso.

“Eu e o deputado Faissal já conversamos e junto com o deputado Eduardo Botelho e a Comissão de Saúde, vamos articular para colocar no orçamento do ano que vem os aparelhos e o dinheiro que faltam para o hospital. Esse foi um puxão de orelha do presidente do Hcan Laudemi Nogueira, um alerta de que não estamos na Assembleia para defender governo, mas para defender o povo de Mato Grosso. E é isso que nós temos que fazer de acordo com as nossas possibilidades”, afirmou.

“Um grito de desespero” e a realidade das mulheres de MT

Ao comentar o discurso emocionado do presidente do HCanMT, Laudemi Nogueira, que disse que o governador Mauro Mendes nunca botou os pés no HCan e não conhece a realidade e o trabalho da instituição, a deputada classificou a fala como “um grito de desespero” e disse que nunca havia ouvido tanta sinceridade sobre as dificuldades enfrentadas pelo hospital.

“O quanto o HCanMT poderia contribuir para Mato Grosso, mas não consegue porque não tem as condições adequadas para poder atender, é revoltante. Foi uma das falas mais importantes que já ouvi na minha vida”, destacou.

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Janaina lembrou que as mulheres representam 52% da população mato-grossense e que muitas perdem a vida por falta de acesso a exames simples, como a mamografia. “As nossas mulheres descobrem a doença em estágio tardio, quando muitas vezes não há mais condições de cura. Enquanto quem tem recurso consegue se prevenir com exames de rotina, a maioria das mulheres não tem esse direito garantido”, lamentou.

Dados alarmantes e subnotificação

A deputada também chamou atenção para os dados de incidência do câncer de mama no estado. Segundo ela, Mato Grosso registra oficialmente 1.040 novos diagnósticos por ano. Mas a realidade mostra números muito maiores.

“Dois médicos aqui presentes atendem sozinhos 30 novos casos semanais, o que significa 240 casos por mês. Ou seja, só eles assumem a responsabilidade de mais de 2 mil novos casos anuais. Existe uma subnotificação gravíssima, que tem nome: falta de recursos, falta de orçamento e ausência de um sistema unificado de informações. Não tem como falar em prevenção se não tiver mamografia para fazer diagnóstico, e essa é a realidade da maioria das mulheres do estado”, criticou.

Carretas da saúde e lei esquecida

Janaina relembrou que Mato Grosso dispõe de uma carreta da saúde da mulher, que nunca conseguiu sair de Cuiabá por conta da alta demanda da capital. Ela também citou uma lei de sua autoria, aprovada pela Assembleia, mas que até hoje não foi implementada, que previa a aquisição de unidades móveis de mamografia regionais.

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“Essa proposta permitiria atender as mulheres da zona rural e do interior. Em muitos municípios pequenos, em 30 dias seria possível zerar a fila de exames. Isso significa praticidade e economia de recursos públicos. Mas infelizmente a lei não foi posta em prática”, apontou.

Críticas às prioridades do governo

A deputada fez questão de comparar os gastos do governo em obras de lazer com a falta de investimentos em saúde.

“Me indigna muito ver uma roda gigante no Parque Novo Mato Grosso custar mais que os dois aparelhos que faltam para o hospital. Isso é falta de prioridade. Precisamos mostrar à população que escolhas assim custam vidas”, afirmou.

Ela também ressaltou o potencial de crescimento do hospital, que hoje tem uma estrutura de 23 mil m² construída, mas capacidade de expandir para até 60 mil m². “Temos profissionais de excelência, equipe maravilhosa, mas sem dinheiro não é possível ampliar. Não podemos aceitar que pacientes sejam tratados de forma desigual em Mato Grosso. A vida de todos, ricos ou pobres, tem o mesmo valor”, concluiu.

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Política

Pós-decisão do TCE, concessionária da BR-163 em MT terá que prestar contas

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O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), Sérgio Ricardo, determinou nesta quinta-feira (18) que a concessionária Nova Rota do Oeste, ligada à MTPar, passe a prestar contas ao órgão.

A medida atende a pedido do conselheiro Antonio Joaquim, relator das contas de governo de 2024, que apontou risco de orçamento “inflado artificialmente” e alertou para uma dívida bilionária que poderia recair sobre os mato-grossenses.

Segundo a decisão, o conselheiro Guilherme Maluf será o relator das contas da concessionária nos exercícios de 2025 e 2026. Maluf já acompanha as contas da MTPar, controladora da Nova Rota do Oeste, garantindo coerência na análise entre empresa controladora e subsidiária.

Durante o julgamento das contas de 2024, em 20 de agosto de 2025, Antonio Joaquim apontou indícios de irregularidades nos dados contábeis da concessionária, sugerindo que valores de investimento poderiam estar superestimados.

O conselheiro também criticou a forma como o Governo do Estado tratava a transparência das informações financeiras da empresa, classificada como “pública dependente”, ou seja, com funcionamento atrelado a recursos do Executivo e prestação de contas diferenciada.

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Antonio Joaquim rebateu a classificação, destacando que a Nova Rota do Oeste teve faturamento bruto de R$ 3,9 bilhões entre 2023 e 2024 e lucro líquido de R$ 586 milhões, obtido integralmente com recursos próprios.

A concessionária administra grande parte do trecho mato-grossense da BR-163, um corredor estratégico para o agronegócio, e está envolvida em financiamento de R$ 5,35 bilhões junto ao BNDES, que poderia comprometer os cofres estaduais em caso de eventual inadimplência.

A decisão do TCE reforça a necessidade de maior transparência e fiscalização das concessionárias que operam rodovias estratégicas em Mato Grosso, garantindo controle sobre investimentos e recursos públicos.

(Com informações do FolhaMax)

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