Judiciário em xeque

Juiz é afastado do cargo sob suspeita de envolvimento em venda de sentenças em MT

Publicado em

R9 News

O juiz Anderson Candiotto, que atuava na 4ª Vara Cível de Sorriso (420 km de Cuiabá), foi afastado de suas funções nesta quinta-feira (22). A informação foi confirmada oficialmente pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que não divulgou detalhes sobre o caso, pois o processo tramita sob sigilo.

Fontes ligadas ao meio jurídico revelam que o afastamento estaria relacionado a uma investigação sobre um suposto esquema de venda de sentenças dentro do Poder Judiciário estadual. A denúncia ainda está sendo apurada pelas instâncias competentes.

O nome de Anderson Candiotto ganhou repercussão pública no início deste ano, quando o magistrado autorizou a permanência de um minimercado funcionando dentro da cadeia pública de Sorriso. A decisão contrariou um projeto do Governo do Estado, que defendia o fechamento do estabelecimento. Na época, a medida gerou críticas diretas do governador Mauro Mendes (União Brasil), que questionou a manutenção da atividade no ambiente prisional.

Procurado, o Tribunal de Justiça limitou-se a informar que o afastamento do juiz foi uma decisão tomada em âmbito administrativo e que não poderia fornecer outros esclarecimentos devido ao caráter sigiloso do procedimento.

Leia Também:  Vereador de Cuiabá é apontado como líder do CV pelo Gaeco

O caso segue sob análise do órgão correcional do Judiciário e, até o momento, não há previsão para o encerramento da apuração nem informações se o magistrado será ou não alvo de processo disciplinar ou criminal.

Entre no grupo do Folha360 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Judiciário

OAB-MT define lista sêxtupla para vaga de desembargador no TJ e reforça paridade de gênero

Published

on

OAB-MT

Após horas de sabatina e votação intensa nesta sexta-feira (10), o Conselho Estadual da OAB de Mato Grosso (OAB-MT) finalizou a escolha da lista sêxtupla da advocacia para concorrer à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), via Quinto Constitucional. A seleção respeitou o critério da paridade de gênero, trazendo equilíbrio entre advogados e advogadas.

Foram selecionados os seguintes nomes:

  • Ricardo Almeida
  • Dauto Passare
  • Sebastião Monteiro
  • Jamille Adamczyk
  • Juliana Zafino
  • Michele Dorileo

A lista será enviada ao TJMT, que ficará responsável por reduzir a relação para três nomes. Posteriormente, caberá ao governador Mauro Mendes nomear o novo desembargador ou desembargadora.

Durante a sessão, a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, destacou a presença feminina majoritária entre os candidatos, reafirmando o compromisso da instituição com a igualdade de gênero. Esta é a segunda vez consecutiva que o processo do Quinto Constitucional ocorre sob o critério da paridade.

“É uma evolução que fortalece o processo democrático e garante representatividade dentro e fora da advocacia”, afirmou Gisela ao abrir a sessão pública de arguição.

Leia Também:  Defesa de Carlinhos Bezerra vai ao STF para tentar reduzir pena por assassinato de ex e atual namorado

Ela também agradeceu aos conselheiros e diretoria da Ordem pela dedicação à “nobre missão” de escolha dos representantes da advocacia, classificando o momento como histórico.

A sessão teve início com a análise de um recurso da candidata Dione Almeida e de três impugnações feitas por Daniela Echeverria, que questionavam as candidaturas de Angelize Neiverth, Jamille Adamczyk e Rosana Ramires. Todas as impugnações foram rejeitadas por decisão unânime, e as candidatas permaneceram no processo.

Em seguida, cada postulante foi sabatinado individualmente pela banca de arguição, apresentando suas propostas e respondendo a questionamentos.

A votação foi realizada de forma eletrônica, com o resultado divulgado em tempo real na própria sessão.

Entre no grupo do Folha360 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA